Libertar a potencialidade e o talento, que existe dentro de Ti!


Sucesso ou insucesso.

 

 Bem vindos á Terapia Emocional!

As Organizações, são focos de emoções e nelas, existe a obrigatoriedade do sucesso.

 

  

Quantas e quais os tipos de emoções, existentes no dia a dia da Empresa?

E de que modo, elas se reflectem no sucesso ou insucesso da Organização?

 

A estrutura da empresa, está orientada para a otenção do lucro e na maximização dos seus pontos estratégicos. Cada quadrante, pretende o foco para a concretização de objectivos e desafios, propostos pela direcção e chefia.

 

 

Base da Empresa

 

Independentemente dos objectivos ou desafios existentes, quem atinge e fomenta o sucesso da empresa, são os Colaboradores. Serão eles, a desempenhar as funções e tarefas, que permitirão o sucesso ou insucesso e consequente mais valia no mercado. 

 

Seres Emocionais 

 

Todos os que formam a Empresa, são Seres Emocionais e nesta certeza, terão que reconhecer e entender as emoções, como parte do dia a dia e dinamizadoras do equilibrio emocional, mental e fisico. A empresa, que escolher "cuidar" e "salvaguardar" o Eu Emocional, estará a fomentar nos seus Colaboradores, a consciência de que fazem parte do todo, que ela significa.

Proporcionar técnicas, métodos e rituais diários, que permitam ao Colaborador, sentir que faz parte da empresa e da sua evolução, proporcionará o equilibrio entre os departamentos e uma maior inter-ajuda e compreensão. Da mesma forma, que ao serem motivados, para um objectivo comum, estarão a fomentar o espirito de equipa. 

Por serem Seres Emocionais, as emoções fazem parte do seu dia a dia e as suas reacções, nascem de todas as vivências que aconteçem no dia a dia profissional. Lidar com colegas, chefias e manter a harmonia com o Eu Emocional, é um desafio pessoal, que se irá reflectir no que a Empresa se propõe a fazer. 

Aprenderem a lidar com as emoções, desmistificando as suas origens e reacções internas, fará com que a vida da empresa, aconteça de uma forma mais leve, alegre e bem sucessida. Tudo, envolve o Eu Emocional e o modo de como lidamos com as emoções.

 

Facto: Iremos sentir várias emoções!

 

Esta é a realidade de tudo o que nos propomos a fazer e ser. Iremos sentir várias emoções e no dia a dia profissional, muitas existem que nos colocam em ponto de ruptura e de desânimo. Qualquer quadro empresarial, deve saber lidar com as suas próprias emoções, apenas assim poderá ter a resposta mais adequada para a sua resolução.

Colaboradores contentes, são mais produtivos e leais. Este facto, não bloqueia o que são ou tem como objectivo minar, qualquer tentativa de pró-actividade, faz exactamente o contrário, proporcionando a libertação do Ser Emocional. Valor, Potencial e Talento, todos os colaboradores e chefias, têm dentro de si estas qualidades. Por serem Seres Emocionais, necessitam de motivar e inspirar cada um deles, para que possam libertar o que são, sem receios ou medos.

Na empresa, a libertação dos seus colaboradores e chefias, terá como consequência uma maior harmonia, saúde e equilibrioi na vida da empresa. Para que consiga atingir o que se propõe a atingir, a empresa, deverá cuidar da sua base e ela, existe em todos os colaboradores.

 

Colaboradores

 

São eles, quem faz a perspeção e angaria novos clientes.

Quem liga a empresa ao cliente.

Quem atende e recebe o cliente fidelizado, demonstrando a alegria de o ter como cliente.

São eles, que "dão a cara", quando necessário e protegem a sua empresa.

São o sorriso e o brilho no olhar da empresa.

São quem abraça e faz sentir em casa, o cliente.

 

Os colaboradores são essenciais para o sucesso da empresa. 

 

Pirâmide invertida

 

Focando a nossa mente nesta realidade, a típica pirâmide foi actualizada aos tempos actuais e colocada em contexto com o sgnificado de sucesso ou insucesso de uma empresa. Independentemente do seu ramo ou propósito, a empresa sobrevive e fomenta o seu crescimento, no relacionamento que tem com os seus colaboradores.

A pirâmide invertida, espelha isso mesmo, na medida em que coloca os colaboradores como a sua "base" e as diferentes categorias de chefias, são colocadas no topo de mesma. Isto faz com que se visualize e confirme, a importância da saúde emocional, mental e fisica dos seus colaboradores.

Quanto mais se sentirem parte da empresa, mais irão dar. Mais que obediência, os colaboradores ao estarem motivados e conscientes do seu importante papel, propõem proteger e salvaguardar o seu nome, estatuto e confiança. Tornam-se mais que colaboradores ou funcionários cumpridores e transformam-se em protectores e os melhores relações públicas, publicitando a mais valia que ela significa nas suas vidas.

A escolha da empresa, em proporcionar ao colaborador, os ensinamentos, técnicas e métodos, para a auto-motivação e maior consciêncialização do papel colaborador, fomentará em si, a mais valia que a empresa espera de cada um.

 

Sintonia perfeita, entre colaborador e empresa, faz com que a vida profissional se torne mais fluída e saudável.

 

Sintonia quebrada entre a empresa e o seu colaborador

 

A empresa espera muitas coisas do colaborador e ele, conta com várias directrizes e exigências de parte dela. Esta é a realidade ou a mais comum, porém este prisma poderá ser quebrado e desmistificado. Neste contexto o colaborador, não se sente protegido e como consequência irá desempenhar a sua função e olhar para o relógio para ir para casa, sem sentir a vontade de proteger o seu local de trabalho e empresa. 

A sintonia ao não ser incentivada e colocada em práctica, forma uma corrente negativa, na qual o colaborador não se sente satisfeito e como consequência, não sente o chamamento para a pró-actividade, inspiração e vontade de resolução de situações imprevistas.

São estas situações imprevistas, que o colocam na necessidade de explorar soluções e caminhos aternativos. Estas possibilidades, aparecem quando o colaborador está motivado e detentor de auto-estima e confiança, essenciais para o correcto e maximização das suas capacidades e trabalho efectuado.

 

Nuno Esteves

Terapeuta Emocional


 


Depois de ler o que partilhamos, como considera a sua empresa?

Sente que fomenta, em cada um, a consciência do seu papel e função?

Olhando para o percurso, o que propõe fazer para atingir o que se propõe?