Libertar a potencialidade e o talento, que existe dentro de Ti!


Artigo Jornal do Comercio do Seixal e de Sesimbra "O stress do Natal"

15-12-2010 11:13

 Atitude Positiva

Nuno Esteves

Terapeuta Emocional

 

Titulo: O stress do Natal

 

Esta semana proponho “conversarmos” sobre o que acontece a seguir á abertura das prendas. O dia 26 de Dezembro, nasce depois de as prendas terem sido trocadas e de termos ingerido comida suficiente para 3 dias. As consequências no emocional, mental e físico, são notórias e significam as antevisões da entrada num novo ano.

O stress de preparar o natal, as corridas contra o tempo e a obrigatoriedade de gerir o tempo disponível com o necessário, faz com que o estado de alegria natalício, se confunda com o desequilíbrio e perca de vontade anímica, de saborear a partilha e o amor incondicional.

O desafio de comprar prendas, na consciência de que a carteira não acompanha o que nos propomos a oferecer. O receber de prendas, que afinal não são o que esperávamos que fossem. Encher a mesa e a barriga, originando um aumento de peso. Os mais jovens em casa, com a necessidade de lhes dar uma maior atenção. Os comuns inesperados, que nos colocam ainda mais apreensivos e preocupados com o que não está a correr bem, desviando a nossa atenção para o que significa esta época.

Prepararmos e precavermos estes sintomas e suas consequências, faz com que consigamos apreciar melhor e retirarmos o que de melhor existe nesta temporada. Bondade, amor, atenção e carinho, sentimentos que deveriam ser a primazia e pelos quais deveria existir a real importância e foco pessoal.

Preparem o dia depois do 25 de Dezembro. Escolher libertar o stress acumulado, é uma forma real de aliviar e modificar todas as emoções e sensações inerentes ao Natal e Ano novo. São muitas as ofertas e caberá a cada um, escolher o modo de como pretende viver as suas próprias emoções. Aproveite que estão em família e escolham fazer um programa em conjunto, no qual estarão a aprofundar a relação existente e a fomentar o amor que vos une. Aos casais, convido a explorarem o tempo em conjunto e redescubram o porquê de escolherem estar juntos. Aos solitários, escolha estar na companhia de outras pessoas, são imensas as possibilidades e cada uma será uma mais-valia para o desmistificar da vossa solidão.

Resumindo. O Ano novo está a chegar e espera-nos imensos desafios e possibilidades. A pergunta é: Como se propõem a viver o ano 2011?

 

Grato pelo carinho.

 

https://desafia-te.webnode.pt

—————

Voltar